Conquista: O Sal da Terra


Quem nunca sonhou em escalar na face leste da pedra da Gávea? Imagina então uma via variada, com proteção mista, que leva até a base da Aquárius e C-100. Esta é a Sal da Terra, 214m 4° IV+.




A trilha de acesso começa na estrada do Joá, por um terreno à venda logo acima do número 1000. Está muito bem sinalizada com fitas, e o Cadu Spencer fez um mapa (importante levar), que está na croquiteca do C.E.Carioca, junto com o croqui. São cerca de 50 minutos até a base.




A base fica em cima de uma laca coberta de mato, onde se chega caminhando. À direita e a esquerda dessa laca a rocha é lisa e verde. Da base, vimos restos podres de uma corda preta à esquerda da via. E mais à esquerda ainda, há uma conquista inacabada, também encordada.



A Sal da Terra tem 4 esticões de até 55 metros, com aderência, agarrência, alguns lances de agarras, uma canaleta e duas fendas curtas, protegidas em móvel (camalots 0,4 ao 3), que dão um toque especial. Ela termina em um grande platô pra direita, com sombra, junto da floresta, de onde se caminha até a base da Aquárius. Os pontos de rapel receberam um grampo.






Pra quem procura desafios, fica a ideia de um grande “combo”: O sal da Terra, variante quebra galho, Aquárius, Complicada e Perfeitinha, C-100, com ou sem cume. Dia cheio!


Ao descer, atenção para não entrar nos terrenos particulares, pois isso assusta os moradores. Também há condomínios com segurança particular. Aproveitem enquanto a trilha está bem sinalizada.




Posts Em Destaque
Posts Recentes