Carpinteiro do Universo

July 22, 2016

Por:

Via longa no "morro" dos Cabritos, vale dos Frades, Teresópolis.

Comecei guiando, às 9am. Já havia estado nessa via duas vezes, e me lembrava não era trivial. Nem o início, que no guia dos 3 Picos consta como 3° grau. Com só 3 grampos, é fácil errar a leitura alí. Tenso, cheguei ao fim do esticão. Costurei e segui mais 2 chapeletas, pra terminar a corda e dar espaço pro Marcos e Luciano. Raoni subiu sem dificuldade, mas também estranhou o “3° grau”.

 

Raoni seguiu guiando os esticões pares, e eu os ímpares, sempre esticando um pouco mais para aproveitar a corda de 60m. Assim, ele guiou os esticões que têm proteções móveis e montou a parada móvel, que foi a nossa P6 (entre P7 e P8 do croqui do livro). Tentando recuperar o atraso do 1° esticão, conseguimos um ritmo bom, mas não daria tempo de terminar até às 3pm (horário limite que combinamos). Na parada móvel, paramos um pouco pra ver o Marcos e Luciano, abaixo, e ter certeza de que eles continuavam subindo. Precisaríamos deles para emendar cordas e descer, pois nesse trecho não havia chapeletas por mais de 30 metros. As nuvens cobriam o sol durante toda a escalada, e a cada esticão que subíamos, o vento e o frio aumentavam.

 

Guiei mais um esticão, parando logo abaixo da "laca expansível" e da P9 do croqui, após guiar uns 2 lances de 6°. Sentimos umas gotas de garoa, mas não prosperou. De olho nas nuvens escuras ao leste, e já vestindo todos os casacos à 1:30pm (hora mais quente do dia), conversamos e decidimos descer. Não foi possível perguntar ao Marcos e ao Luciano.

 

 

Abandonando um mosquetão, fizemos um rapel até a parada fora da via (em baixo de um teto, próxima à P8 do croqui). Dali, rapelei quase 30m, montei uma parada em móvel e esperei o Marcos chegar para emendarmos as cordas. Luciano ficou lá embaixo. Subimos o nó de padaria até o grampo, e continuamos o rapel, que com cordas emendadas é mais lento, trabalhoso e desconfortável. Mas como a via só tem argolas rapeláveis a cada 50 metros, é o jeito.

Rapelamos tudo em cerca de 1 h e 40.


Fotos de Luciano, Raoni e Miguel.

https://goo.gl/photos/jb1tt8a3tU6LVHKU9

 

Obs: os esticões são de 50 metros. Pro rapel então, 2 cordas de 50 bastam.

O croqui tem erros (falta de 1 chapeleta no 2° esticão, a P1 não é dupla).

O grau dado no croqui foi modesto. Considero 5° VIIa, a via completa.

 

​​​​

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Chaminé do Prego: Reformada

August 17, 2018

1/8
Please reload

Posts Recentes

June 13, 2018

April 2, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Vimeo Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2016 por MIGUEL MONTEZA